Graduação


LOCAL

Fanorte Campus Cacoal

HORÁRIO

Noturno

DURAÇÃO

10 Semestres

INVESTIMENTO

Sob Consulta

Missão do curso

Competencias e Habilidades

De acordo com a Resolução CNE/CES N°.2, de 19 de Fevereiro de 2002, em seu artigo 4°, a formação do Farmacêutico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
V - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar
aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
O Artigo 5° da Resolução CNE/CES N°. 2/2002 diz que a formação do Farmacêutico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes
Competências e habilidades específicas:
I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos  com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
IV - reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
V - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
VI - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
VII - desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva;
VIII - atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos;
XIII - avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais;
XIV - avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento;
XV - exercer a farmacoepidemiologia;
XVI - exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral;
XVII - atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, autorização de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;
XVIII - atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;
XIX - interpretar e avaliar prescrições;
XX - atuar na dispensação de medicamentos e correlatos;
XXI - participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;

XXII - formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala;
XXIII - atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado;
XXIV - desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;
XXV - realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;
XXVI - atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
XXVII - realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
XXVIII - atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
XXIX - exercer atenção farmacêutica individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
XXX - gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
XXXI - atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos.


Parágrafo Único: A formação do Farmacêutico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos do curso

Geral
O curso de Farmácia tem como objetivo geral a formar profissionais Farmacêuticos, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico. Profissionais capacitados ao exercício de atividades referentes aos fármacos e medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica de nossa região, direcionando sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade; integrando as ciências exatas, biológicas, biotecnológicas, da saúde, humanas e sociais. Assim, despertando, já nos primeiros períodos do Programa Curricular, o interesse para o empreendedorismo, desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.

 

Específicos
O curso de Farmácia tem como objetivos específicos formar farmacêuticos capazes de:

  • Elaborar estudos e projetos, relativos a instalações industriais, linhas de processamento, equipamentos e processos tecnológicos para a industrialização das matérias-primas naturais de origem vegetal, animal ou microbiológica.
  • Participar da administração, direção e fiscalização de instalações fabris encarregadas das atividades de transformação, preservação, armazenamento, transporte e comercialização de produtos naturais e seus derivados. Produção e Desenvolvimento novos produtos farmacêuticos baseados na Biodiversidade Amazônica (Flora e Fauna, inclusive a Microbiológica), corantes naturais, substâncias medicinais ou tóxicas de plantas e produtos derivados de microorganismos, subprodutos da pecuária, pesca e cereais, madeiras e sementes oleaginosas e seus derivados e ainda no tratamento de resíduos industriais entre outras;
  • Formar profissionais farmacêuticos comprometidos em desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo.
  • Formar profissionais capacitados para atuar no na região Norte do estado de Rondônia para atender a demanda da falta desses profissionais na região.

Perfil do egresso

O Curso de Graduação em Farmácia para estabelecer perfil profissional do egresso, que deverá ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica da região Oeste do Estado do Pará, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Este profissional deverá ter um sólido conhecimento científico e técnico para garantir sua integração plena ao mercado de trabalho, acompanhando os avanços em sua área específica a fim de manter-se sempre atualizado, levando em conta o processo contínuo da educação. Deve ainda demonstrar autonomia e capacidade de responder às demandas sociais.

 

O Farmacêutico egresso da Fanorte será, dotado de conhecimentos necessários ao exercício de atribuições profissionais das quais se destacam:

A) Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções  para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
B) Pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, fitoterápicos, fitofármacos, cosméticos, nutracêuticos e insumos para alimentos funcionais baseados nos produtos natural da biodiversidade amazônica;
C) Avaliação, formulação, produção, armazenamento, controle e garantia de qualidade de produtos farmacêuticos, tais como insumos e biofármacos (de origem biotecnológica, sintética ou natural), cosméticos e cosmecêuticos, saneantes e domissaneantes e correlatos, nutracêuticos e alimentos funcionais, de formas e produtos farmacêuticos e tecnologias aplicadas à área da saúde, dentre outros;
D) Na atuação multiprofissional atuando no planejamento, administração e gestão de serviços e setores de atuação farmacêuticos, cosméticas, análises clínicas e alimentos.
E) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Matriz curricular

1º Período
Disciplina Carga Horária
Matemática Aplicada 40h/a
Química Geral e Inorgânica 80h/a
Comunicação e Expressão 40h/a
Anatomia 80h/a
Metodologia da Pesquisa 40h/a
Introdução às Ciências Farmacêuticas 40h/a
Citologia, Histologia e Embriologia I 80h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 400h/a
2º Período
Disciplina Carga Horária
Física 40h/a
Bioinformática 40h/a
Citologia, Histologia e Embriologia II 80h/a
Sociologia e Antropologia 40h/a
Psicologia Aplicada 40h/a
Química Orgânica 80h/a
Biofísica 40h/a
Genética Molecular e Biotecnologia 40h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 400h/a
3º Período
Disciplina Carga Horária
Bioquímica 80h/a
Bioestatística 40h/a
Microbiologia 80h/a
Química Analítica 80h/a
Fisiologia Geral 80h/a
Interação Comunitária I 40h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 400h/a
4º Período
Disciplina Carga Horária
Química Farmacêutica 80h/a
Parasitologia 80h/a
Bromatologia 40h/a
Imunologia 80h/a
Bioquímica Clínica 40h/a
Legislação Sanitária e Profissional 40h/a
Interação Comunitária II 40h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 400h/a
5º Período
Disciplina Carga Horária
Patologia Geral 80h/a
Farmacodinâmica 80h/a
Hematologia 80h/a
Farmacologia Clínica 80h/a
Ética Profissional e Bioética 40h/a
Epidemiologia e Vigilância Sanitária 40h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 400h/a
6º Período
Disciplina Carga Horária
Citologia Clínica 40h/a
Toxicologia 80h/a
Enzimologia e Farmacocinética 80h/a
Farmacotécnica 80h/a
Farmacognosia 80h/a
Cosmetologia 40h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 400h/a
7º Período
Disciplina Carga Horária
Biossegurança 40h/a
Farmacotécnica Homeopática 80h/a
Farmácia Industrial 80h/a
Produtividade e Controle de Qualidade 80h/a
Medicamentos Fitoterápicos 40h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 320h/a
8º Período
Disciplina Carga Horária
Farmácia Hospitalar 80h/a
Optativa I 40h/a
Gestão de Empresas Farmacêuticas 80h/a
Primeiros Socorros 40h/a
Assistência e Atenção Farmacêutica 80h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 320h/a
9º Período
Disciplina Carga Horária
Optativa II 40h/a
Trabalho de Curso I 80h/a
Estágio Curricular Supervisionado I 420h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 540h/a
10º Período
Disciplina Carga Horária
Trabalho de Curso II 80h/a
Estágio Curricular Supervisionado II 420h/a
TOTAL DE HORAS AULAS 500h/a
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS
Disciplina Carga Horária
Controle de Qualidade Biológico e Microbiológico de Medicamentos 40h/a
Tecnologia de Alimentos 40h/a
Imunologia Clínica 40h/a
Saúde e Sociedade 40h/a
Empreendedorismo 40h/a
Linguagem Brasileira de SINAIS (LIBRAS) 40h/a
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
COMPONENTES CURRICULARES  
Carga Horária Total das Disciplinas–Aulas Teóricas 1.780
Carga Horária Total das Disciplinas–Aulas Práticas 1.300
Trabalho de Curso 160
Estágio Supervisionado 840
Atividades Complementares 120
Carga Horária Total do Curso 4.200

Docentes

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