Graduação


LOCAL

Fanorte Campus Cacoal

HORÁRIO

Vespertino e Noturno

DURAÇÃO

10 Semestres

INVESTIMENTO

Sob Consulta

Áreas de atuação

O curso foi criado para:

Aguçar, no aluno, o espírito científico investigativo, dotando-o dos fundamentos e recursos necessários para potencializar abordagens contextualizadas na busca de resultados de interesse para a sociedade brasileira. O curso deve capacitar o aluno para atuar em todas as fases e serviços envolvidos nos empreendimentos civis, sendo elas: a idealização, análises, projetos, planejamentos, construções, operações e manutenções, a partir de abordagens integradas, que devem compreender aspectos teóricos, experimentais (laboratoriais e observacionais) e, principalmente, interdisciplinares. O curso contempla as grandes áreas de Estruturas, Geotecnia, Transportes, Saneamento, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Construção Civil, capacitando o aluno para produzir resultados que atendam os requisitos de segurança, durabilidade, economia, rapidez, funcionalidade, eficiência e sustentabilidade, de forma otimizada.

Objetivos do curso

A FANORTE é uma instituição que vem inovando no estado de Rondônia, contando com docentes que atuam de forma significativa no mercado de trabalho rondoniense, possuindo conhecimento teórico e prático para ser aplicado em sala de aula, além disso, contamos com uma estrutura nova e com todos os recursos para que o aluno aprimore todos seus conhecimentos no ambiente educacional. Além do mais, a FANORTE busca aliar a pratica com a teoria, promovendo o contato com o campo de trabalho de forma continua durante toda a extensão do seu curso, estando desenvolvendo uma metodologia estratégica para investir na criação de diferenciais acadêmicos dentro do curso de graduação em Engenharia Civil, mecanismos de suportes ao aprendizado dos alunos, sempre buscando conteúdos e metodologias de vanguarda.

Perfil do egresso

Estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou cursos técnicos, bem como profissionais graduados de outras áreas.

O curso

A essência da Engenharia é a busca constante por soluções de problemas e aproveitamento de oportunidades, conjugando fundamentos científicos e recursos avançados, atendendo requisitos de segurança, durabilidade, funcionalidade, estética, agilidade e, principalmente, restrições orçamentárias. Assim, a atuação do engenheiro civil é bem diversificada, trabalhando com edifícios, pontes, galpões, estradas, viadutos, aeroportos, linhas de transmissão, barragens, coberturas, estações de tratamento (água e esgoto), sistemas de drenagem, túneis, bueiros, instalações, torres de telefonia etc.

Com os recentes investimentos do governo em grandes empreendimentos, o Brasil experimentou um boom na Engenharia Civil, sendo detectada quantidade insuficiente de Engenheiros para se alcançar os índices de desenvolvimento esperados. Praticamente todas as áreas clássicas da Engenharia Civil se aqueceram: Estruturas, Geotecnia, Construção Civil, Hidráulica, Saneamento, Transportes e Meio Ambiente. Além disso, surgem no país demandas específicas para as atividades de análise, projeto, planejamento, construção, operação, manutenção e até de recuperação de obras.

Docentes

  • Jivvago Piterson Costa - Docente

Fale com a Coordenação