Graduação


LOCAL

Fanorte Campus Cacoal

HORÁRIO

Noturno

DURAÇÃO

10 Semestres

INVESTIMENTO

Sob Consulta

Áreas de atuação

O Enfermeiro atua em diversas especialidades no mercado de trabalho, que configura-se amplo e promissor, como: Hospitais, Clínicas, Ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde e nas equipes da Estratégia de Saúde da Família, Pronto Atendimento, Instituições de Longa Permanência/Lares de idosos, e até mesmo enquanto gestores em nível federal, estadual e municipal (secretários de saúde e coordenadores de programas). Também pode atuar em escolas de ensino profissional de nível médio, graduação e pós-graduação, bem como em laboratórios de pesquisa e em empresas e, por ser um profissional liberal pode atuar em diversas especialidades e ser empresário na área da saúde, tanto como gestor como enfermeiro assistencial.
DENTRE AS ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO, ENCONTRAM-SE:
Acupuntura, Aeroespacial, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, Dermatologia, Emergência, Endocrinologia, Gerontologia e Geriatria, Ginecologia, Homecare, Neonatologia, Obstetrícia, Oncologia, Pediatria, Auditoria, Saúde Coletiva, Sexologia Humana, Trabalho, Terapia Intensiva, Terapias Naturais / Tradicionais e Complementares/Não Convencionais, dentre outras.

 

Objetivos do curso

O objetivo do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Rondônia – FANORTE é formar profissionais com visão bioética, humanista, crítica e reflexiva, para atuar nas equipes multiprofissionais e interdisciplinares em todos os níveis de atenção à saúde, com desenvolvimento técnico-científico, exercendo as funções que lhes são atribuídas legalmente: gerenciais, assistenciais, educativas e de pesquisa, nos níveis primário, secundário e terciário de saúde, por meio do cuidar integral ao indivíduo, à família e à comunidade.

Perfil do egresso

O Profissional Enfermeiro (a) do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Rondônia – FANORTE apresenta como perfil e construção do domínio do conhecimento, vivências e práticas: formação geral para o exercício profissional eticamente rigoroso, cientificamente fundamentado, tecnicamente preciso, socialmente compromissado, humanisticamente orientado.
O enfermeiro habilitado deverá ser capaz de:
Planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar recursos em saúde; trabalhar em equipe; participar no desenvolvimento das políticas de saúde dando sua contribuição, juntamente com a equipe multidisciplinar, na melhoria da qualidade de vida da população; Intervir no processo saúde-doença de forma crítica, ética e humanizada, garantindo a qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à promoção, proteção e recuperação da saúde.

Missão do curso

O curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Rondônia – FANORTE tem por missão a formação de profissionais generalistas, com abordagem multidisciplinar voltada à visão global, integrada e crítica da profissão e da atuação profissional, e competência técnica, científica, administrativa e política, para atuar nos diferentes serviços de saúde. Focado no conjunto de experiências de aprendizagem, organizadas em níveis de complexidade, capacitará o aluno ao desenvolvimento da assistência de Enfermagem nas várias áreas.
O curso promove a formação profissional, privilegiando o Bacharel crítico e reflexivo, capaz de intervir no processo saúde e doença do homem em seu ciclo vital. Através de processo coletivo, prepara a(o) enfermeira(o) cidadão, empreendedor, com capacidade de atender um mercado globalizado, comprometido com a melhoria das condições de vida e de saúde da população por meio de intervenção da realidade.

O curso

A Enfermagem é uma ciência consolidada, cuja essência é a arte do cuidar, embasada em conhecimento científico, promovendo ações compatíveis com as necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e comunidade, de forma dinâmica, holística, humanizada, autônoma ou em equipe, responsabilizando-se pela qualidade da assistência à saúde.
O curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Rondônia – FANORTE, foi elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, Resolução nº 3, 7 de novembro de 2001, com fundamentos no Parecer CNE/CES 1.133/2001.

Docentes

  • Eldya Flavia Ramos - Docente

Fale com a Coordenação