Eventos

Fique por dentro de todos nossos eventos

Dia Nacional do Surdo

 Dia Nacional do Surdo

A Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS é a língua oficial da comunidade surda brasileira, ela foi reconhecida oficialmente no Brasil no dia 24 de abril de abril de 2002 pela lei 10.436/02 e regulamentada por meio do decreto 5.526/05 em 22 de dezembro de 2005.

O dia 26 de setembro foi instituído como o dia nacional do surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) a primeira escola para surdo no Brasil em 1857 no Rio de Janeiro.

A história do povo surdo é marcada por lutas e conquistas, apesar a inclusão ser um direito garantido em lei não é fácil transpor a barreira da comunicação. A comunidade surda brasileira tem orgulho de sua identidade, sua cultura e neste dia 27 de setembro de 2017 os acadêmicos dos cursos de enfermagem, biomedicina e farmácia puderam conhecer um pouco da trajetória, bem como dificuldades até os dias de hoje.

Esteve presente neste dia a professora especialista Márcia Soares, ela é surda e moradora do município de Cacoal. Em sua fala ela relatou sua história de vida até o ensino superior, fez uma abordagem histórica sobre os surdos no Brasil, sobre a língua de sinais e sobre o setembro azul.

Acadêmicos e professoras puderam desfrutar um momentos de aprendizagem e interação, uma vez que esse contato enriquece muito para a experiência linguística de ambas as partes.