CPA

Comissão Própria de Avaliação

 

A CPA – Comissão Própria de Avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada à avaliação das Instituições de Ensino Superior. A CPA está  prevista na Lei n.º 10.861/2004, que instituiu o  SINAES.

A atribuição principal da CPA é a coordenação dos processos internos de autoavaliação institucional, de sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira); assume um papel preponderante no conjunto dos demais procedimentos avaliativos que compõem o SINAES. Um de seus principais referenciais é o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

A Avaliação Institucional é um dos componentes de melhoria da qualidade da educação superior, orienta a expansão de sua oferta e aumenta a eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

Em conjunto, os processos avaliativos institucionais, dos quais a CPA faz parte, constituem-se um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CLIQUE AQUI